1. Deus pediu para que
Moisés fosse, sozinho, ao Monte Nebo, para que ele
morresse ali.
2. Após subir e morrer no Monte Nebo, Deus, sozinho, sepultou o corpo de Moisés.
3. Após sepultar o cadáver de Moisés, Deus não contou nada para ninguém sobre a localização da sepultura de Moisés.
2. Após subir e morrer no Monte Nebo, Deus, sozinho, sepultou o corpo de Moisés.
3. Após sepultar o cadáver de Moisés, Deus não contou nada para ninguém sobre a localização da sepultura de Moisés.
- Deus sepultou o corpo de Moisés.
2. Deus não queria que os israelitas soubessem onde estava a sepultura de Moisés (se quisesse que eles soubessem, certamente lhes teria dito a localização dessa sepultura).
3. Se Deus não queria que os israelitas soubessem onde estava a sepultura de Moisés, segue-se que Deus estava escondendo dos israelitas a sepultura que abrigava o cadáver de Moisés, e não uma sepultura vazia. Afinal, não há sentido algum esconder dos israelitas a sepultura vazia de Moisés.
4. Se Deus estava escondendo do povo a localização da sepultura que guardava o corpo de Moisés, conclui-se que o corpo de Moisés estava naquela sepultura, apodrecendo. Isso explica por que Deus não queria que os israelitas soubessem onde essa sepultura estava localizada.
5. Se for admitido que Moisés ressuscitou, então tal milagre teria ocorrido depois que o corpo de Moisés havia apodrecido, e não antes.
Entendeu o meu raciocínio?
Ah, só um detalhe: todos os seres humanos já possuem uma "tese pronta", concorda comigo? O simples fato de uma pessoa acreditar em algo já lhe fornece uma "tese". Assim, é evidente que tanto eu quanto você temos nossas teses, nossos pontos de vista, e isso é algo completamente normal e saudável. Afinal, já pensou se eu e você fôssemos somente pela cabeça dos outros, sendo levados para todos os lados?
Segundo a Bíblia,
apenas o corpo de Jesus não apodreceu no sepulcro, como vemos nos
seguintes textos:
Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura, pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção (Sl 16.9, 10).
Aqui, nesse salmo messiânico, o rei Davi disse que o corpo do Messias não veria a corrupção, ou seja, não apodreceria, o que demonstra que o Messias seria ressuscitado.
Porque dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja comovido. Por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; e ainda a minha carne há de repousar em esperança, pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção. Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; Com a tua face me encherás de júbilo.
Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura. Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono. Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção (At 2.25-31).
Aqui, o apóstolo Pedro, séculos após a profecia de Davi, aplica o Salmo 16 a Jesus, dizendo que esse salmo encontrou seu cumprimento em Jesus. Para Pedro, a profecia do Salmo 16 cumpriu-se em Cristo, pois o corpo dEle saiu do sepulcro antes de decompor-se.
E que o ressuscitaria dentre os mortos, para nunca mais tornar à corrupção, disse-o assim: As santas e fiéis bênçãos de Davi vos darei. Por isso também em outro salmo diz: Não permitirás que o teu santo veja corrupção. Porque, na verdade, tendo Davi no seu tempo servido conforme a vontade de Deus, dormiu, foi posto junto de seus pais e viu a corrupção. Mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu (At 13.34-37).
Finalmente, o apóstolo Paulo também aplicou o Salmo 16 a Jesus, dizendo que o corpo de nosso Senhor não viu a corrupção.
Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura, pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção (Sl 16.9, 10).
Aqui, nesse salmo messiânico, o rei Davi disse que o corpo do Messias não veria a corrupção, ou seja, não apodreceria, o que demonstra que o Messias seria ressuscitado.
Porque dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja comovido. Por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; e ainda a minha carne há de repousar em esperança, pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção. Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; Com a tua face me encherás de júbilo.
Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura. Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono. Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção (At 2.25-31).
Aqui, o apóstolo Pedro, séculos após a profecia de Davi, aplica o Salmo 16 a Jesus, dizendo que esse salmo encontrou seu cumprimento em Jesus. Para Pedro, a profecia do Salmo 16 cumpriu-se em Cristo, pois o corpo dEle saiu do sepulcro antes de decompor-se.
E que o ressuscitaria dentre os mortos, para nunca mais tornar à corrupção, disse-o assim: As santas e fiéis bênçãos de Davi vos darei. Por isso também em outro salmo diz: Não permitirás que o teu santo veja corrupção. Porque, na verdade, tendo Davi no seu tempo servido conforme a vontade de Deus, dormiu, foi posto junto de seus pais e viu a corrupção. Mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu (At 13.34-37).
Finalmente, o apóstolo Paulo também aplicou o Salmo 16 a Jesus, dizendo que o corpo de nosso Senhor não viu a corrupção.
Entendi seu ponto de vista, concordo, mas, segundo a sua tese, Moisés foi ressuscitado ou não? O Arcanjo Gabriel e Satanás disputavam ( em grego esse termo significa uma demanda legal )pelo corpo morto de Moisés, ou a questão da disputa ali, era a ressurreição de Moisés? Qual a importância de se ganhar a demanda sobre um corpo morto e corrompido?
ResponderExcluirObrigada!